Insucesso Escolar - Da Negativa ao Excelente. Saiba Como!

Sabemos que nos dias de hoje o ritmo de vida não permite aos pais dedicarem aos filhos o tempo desejado, como tal, todo o tempo disponível para eles é precioso.

Pais com empregos e horários exigentes e até mesmo a falta de conhecimento dos programas escolares que estão em constante atualização, faz com que estes procurem a melhor solução para o acompanhamento escolar dos seus filhos.

Qual o segredo do sucesso escolar?

Não existe uma fórmula mágica para chegar ao Excelente, até porque cada aluno é único, contudo há alguns ingredientes que não podem faltar na receita do sucesso:

Ter ritmo diário de trabalho

É fundamental que as crianças/jovens desenvolvam a rotina diária de estudar, criando um hábito. Um hábito é algo ao qual já estamos acostumados e fazemos praticamente de forma automática.

Por isso, ter o hábito diário de estudar irá não só criar ritmo de trabalho, mas também permitir que o aluno estude com mais eficácia e menor esforço.

Criar o seu próprio método de estudo

Os bons resultados também advém de um bom método de estudo e estudar não é passar horas a olhar para os livros! É importante que o aluno aprenda a conhecer-se a si mesmo e utilize as ferramentas que melhor se adaptam a si para que o seu estudo seja eficaz e produtivo.

Definir objetivos claros (a curto e médio prazo)

A definição de objetivos a atingir irá dar ao aluno a visão clara do seu estado atual e para onde deseja ir, ou seja, que notas se compromete a alcançar. Esta ferramenta irá mantê-lo mais focado naquilo que é o seu trabalho e permitirá que este se sinta comprometido com a escola e com os profissionais que o acompanham e se sinta também altamente motivado.

Ter acompanhamento de profissionais especializados no apoio escolar

Nem sempre os alunos consolidam as matérias na escola e a falta de acompanhamento e de resultados positivos leva à falta de autoconfiança, autoestima e desinteresse pela escola.

Procurar um apoio fora da escola, em centros educativos, por exemplo, é cada vez mais uma necessidade. Estes centros, para além de conseguirem prestar um apoio individualizado aos seus alunos, conseguem estabelecer uma ponte muito mais direta entre aluno, centro e pais tornando o acompanhamento muito mais efetivo e gerador de resultados.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” – José de Alencar

Voltar ao Topo