Alto Rendimento Escolar com Mentoring

Quantas vezes ouviu do seu filho expressões como: “Passo horas a estudar mas não consigo tirar melhor nota.”, “Fico muito ansioso e bloqueio na hora do teste.”, “Não consigo fazer melhor.”, “Nunca fui bom nesta disciplina.” ?

Tudo isto não passam de “ideias feitas” pelo aluno, com base em vivências passadas que em nada os definem nem os podem impedir de se superarem. É fundamental que o aluno aprenda a conhecer-se, a lidar com a suas emoções e se torne pró-ativo.

Sabia que o Mentoring pode ajudar o seu filho a atingir os resultados que sempre quis?

O que é o Mentoring?

O Mentoring é uma ferramenta que tem como objetivo principal aprimorar as competências, talentos e habilidades dos alunos, atendendo às suas necessidades de desenvolvimento. Este método visa melhorar comportamentos e eliminar crenças e atitudes negativas que limitam o seu crescimento enquanto aluno e ser humano.

Mentoring aplicado à Educação - Quais os benefícios?

A desmotivação é um dos grandes fatores de baixo rendimento escolar. Muitas vezes o aluno sente-se perdido, sem objetivos e sem qualquer visão sobre o seu futuro. A falta de resultados afeta a sua autoestima e a confiança em si mesmo, levando-o a assumir comportamentos não favoráveis e a adotar crenças que apenas o limitam.

O Mentoring surge nestes casos como chave para o sucesso, pois irá ajudar o aluno a refletir na sua mudança, criar o seu próprio caminho e tornar-se mais produtivo e focado. O mentor é alguém que monitoriza, orienta e motiva o aluno, conduzindo-o num processo de autodescoberta onde a principal missão é que este atinja o seu potencial máximo.

Tratando-se de crianças e jovens, este método de trabalho implica uma abordagem mais lúdica e informal fazendo com que, através de dinâmicas, jogos de perguntas ou outras atividades, o aluno reflita nas suas atitudes e formas de pensar, dentro e fora da escola.

O objetivo é que, de uma forma leve e num ambiente mais descontraído, o aluno possa ir desenvolvendo uma visão sobre si mesmo, aprendendo a identificar os seus talentos, sonhos e desejos. Esta autoanálise e autodescoberta irá fazer com que este se sinta mais confiante e eleve a sua autoestima.

O Mentoring como chave para o sucesso escolar

O aluno necessita de atribuir significado àquilo que aprende em sala de aula. Para tal, é importante que crie metas a atingir e defina objetivos a que se propõe alcançar. Esta ferramenta contribui para o desenvolvimento e evolução da criança/jovem, uma vez que o aluno aprende a questionar-se e a definir aquilo que quer: que caminho seguir, que resultados escolares quer obter, que curso quer escolher, etc.

Tão importante como a definição dos objetivos é saber como os alcançar e é esta uma das maiores dificuldades dos alunos, pois é dificil descobrir este caminho sozinho.

O mentor não indica o caminho a seguir pelo aluno. Em vez disso, encoraja-o a autoresponsabilizar-se e a tomar consciência de si mesmo, assumindo os seus objetivos e sonhos. É igualmente fundamental, durante este processo de orientação, que o aluno seja encorajado a identificar os possíveis obstáculos na concretização das metas rumo aos objetivos propostos, pois só assim estará preparado para os enfrentar.

O que faz a Smart Kids com o Mentoring?

Sabia que a falta de autoestima e autoconfiança são dois dos maiores fatores do insucesso escolar? De onde vem toda esta insegurança?

As respostas podem ser várias: a falta de preparação, não compreensão das matérias na escola ou até mesmo situações vividas anteriormente pelo aluno que o marcaram negativamente. Tal como nós, adultos, as nossas crianças também enfrentam inúmeros desafios dentro e fora da escola: precisam tirar boas notas, aprender a lidar com as suas emoções e medos, com as mudanças físicas, no caso dos adolescentes, e relacionar-se com seus colegas, professores e familiares. Além disso, elas também são desafiadas a lidar com inúmeras regras impostas pela nossa sociedade, lutam para serem aceites nos grupos de amigos e, muitas vezes, têm também que enfrentar problemas sérios como o Bullying em ambiente escolar. É tarefa do mentor identificar essas situações e trabalhá-las com o aluno, por forma a eliminar possíveis crenças limitadoras e transformá-las em crenças potenciadoras.

Sabemos que todos os nossos alunos são diferentes e que cada um deles tem as suas especificidades e necessidades. Promovemos, por isso, o autoconhecimento através do constante questionamento a si mesmos e através da prática de diferentes métodos de trabalho experimentados pelo aluno, visando encontrar aquele que melhor se adapta a si e àquilo que mais precisa no momento.

Procuramos, através do Mentoring, dotar os nossos alunos com ferramentas que os levem a descobrir todo o seu potencial, reduzindo a sua ansiedade e a descrença e si mesmos.

Numa fase inicial, fomentamos a reflexão, já que sabemos que é essencial que o aluno entenda o seu estado atual e reconheça os padrões de comportamento e atitudes que o impedem de ter o sucesso desejado. A definição dos objetivos e a elaboração do plano de ação são os passos seguintes.

É tarefa do mentor conduzir o aluno, levando-o a dar cada vez mais nitidez àquilo que deseja alcançar, definindo assim os seus objetivos. Posteriormente, o aluno é preparado e orientado para a criação das metas (plano) que o levarão à concretização daquilo a que se propôs.

Todo este trabalho é feito por meio de sessões lúdicas, num ambiente descontraído, sempre respeitando o nível de maturidade de cada aluno. A envolvência dos pais é fundamental, por isso, o feedback do mentor para com os pais é parte integrante de todo este processo.

Utilizamos as ferramentas do Mentoring como método de trabalho em todos os nossos serviços de educação por acreditarmos que fomenta o desenvolvimento de competências, tais como a autonomia, a responsabilidade, criatividade, inteligência emocional e a gestão de tempo, essenciais para o alto rendimento escolar.

Priorizamos o bem-estar dos nossos alunos e o seu desenvolvimento enquanto seres humanos, pois sabemos que só assim será possível obter os melhores resultados e ter sucesso tanto na escola como na vida.

“A melhor maneira de ajudar uma pessoa é ensiná-la a pensar.”

Voltar ao Topo