3º Período… e Agora? Conheça as 5 dicas que ajudam o seu filho a terminar o ano com sucesso.

O seu filho não está a ter os resultados que esperava? Sente que está a perder interesse pela escola? A boa notícia é que nada está perdido e ainda é possível inverter o ciclo e subir as notas.

Siga estas 5 dicas e ajude o seu filho e terminar o ano letivo em grande!

 

1. Refletir e Mudar

Para reverter uma situação negativa é preciso haver uma mudança de atitude

e de comportamento. Um aluno que quer melhorar os seus resultados terá primeiramente de fazer uma reflexão sobre o passado, analisar o que o poderá ter prejudicado e mudar esses padrões de comportamento.

É importante fazer um balanço e perceber se existe dificuldade em determinadas áreas ou se as notas estão baixas de uma forma geral. Analisando as notas dos últimos meses será possível identificar padrões e atuar na origem do problema de forma mais eficaz.

Aqui, nesta fase de reflexão, é fundamental que o aluno tenha orientação dos pais e/ou professores, uma vez que se sente muitas vezes desmotivado com os seus resultados e tem dificuldade nesta autoanálise.

A interrupção letiva nas férias da Páscoa é um bom momento para refletir no que não correu bem, analisar, corrigir comportamentos e pôr “mãos à obra”.

 

2. Definir Metas e Objetivos

Definir um objetivo e traçar um caminho para lá chegar é de extrema importância. Este método de trabalho desenvolve a iniciativa, a imaginação, o entusiasmo e, acima de tudo, o foco num determinado fim.

Por isso, decidir as notas a alcançar dará ao aluno uma visão clara do seu estado atual e para onde deseja ir, ou seja, que resultados se compromete a atingir. Estabelecer metas e prazos, criando um plano de ação, dará nitidez ao caminho a percorrer e fará com o que o aluno se sinta menos ansioso.

Além do mais, o facto de se manter concentrado num objetivo, tendo uma noção exata dos passos a seguir para o atingir, vai fazer com que se sinta mais motivado e encare o último período com uma atitude mais posivita e proativa.

É fundamental que os pais acompanhem este processo e supervisionem todo o trabalho. Isso irá fortalecer o compromisso do aluno para com os pais e dar-lhe-á segurança e incentivo. Demonstre confiança no potencial do seu filho e na sua capacidade para a obtenção dos resultados desejados. O reforço positivo é mais produtivo do que a pressão pelas notas, ainda mais nesta fase do ano letivo.

 

3. Criar métodos e técnicas de estudo

A falta de aproveitamento e insucesso escolar prende-se muitas vezes pela falta de autonomia, disciplina e método. A grande maioria dos alunos não sabe estudar, não sabe como utilizar as ferramentas de que dispõe, nem tão pouco conhece o melhor método que se adapta a eles. Porém, tudo isto se aprende!

Nesta altura do ano é muito importante gerir e otimizar o tempo de estudo para que este seja eficaz e, para tal, ter técnicas e métodos para praticar e consolidar os conteúdos é fundamental.

Cada aluno é único, tem o seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem e, por isso, é preciso entender as suas necessidades e explorar os seus pontos fortes. Por exemplo, para muitos o melhor método é leitura, a escrita e os resumos, enquanto que para outros, o melhor sistema são os esquemas e mapas mentais.

Há variadíssimas técnicas e muitas outras estratégias que o aluno pode utilizar e é essencial que as conheça e vá percebendo as que melhor se adaptam a si, rentabilizando assim o seu tempo de estudo.


4. Dar espaço aos momentos de lazer e descanso

O terceiro período é, por vezes, uma fase de maior tensão e stress e as crianças precisam de momentos de lazer para relaxar. Praticar algum desporto poderá ser uma excelente opção, pois além de fazer bem à saúde, o desporto é um bom aliado na melhoria da concentração, motivação, energia e foco.

É igualmente importante que os pais supervisionem e assegurem as horas de sono. A falta de descanso está inteiramente relacionada com a dificuldade de concentração, o que dificulta todo o processo de aprendizagem.

Assegure-se que o seu filho descansa o suficiente e que tem momentos de diversão na sua rotina. Lembre-se, uma criança desmotivada e triste não aprende!

 

5. Procurar ajuda de profissionais especializados

As explicações são uma excelente ajuda nesta fase do ano letivo. Nem sempre os alunos assimilam as matérias na escola e é fundamental recorrer à ajuda de profissionais especializados no apoio escolar.

Em Centros Educativos, por exemplo, onde o estudo é mais direcionado e individualizado, o aluno tem a oportunidade de expor as suas dúvidas e consolidar as diferentes matérias.

A escolha destes locais deve estar assente em alguns fatores importantes, tais como o bom ambiente de estudo, as instalações e o profissionalismo e dedicação dos professores e técnicos que acompanham os alunos.

É essencial começar o quanto antes e aproveitar as férias da Páscoa para recuperar o tempo perdido. Esta interrupção letiva é um excelente momento para fazer revisões de conteúdos importantes não adquiridos nos períodos anteriores e reforçar o apoio nas disciplinas a melhorar.

Desta forma, o aluno sentir-se-á mais preparado e confiante para a reta final do ano letivo.

“A Educação é o nosso passaporte para o fututo, pois, o amanhã pertence às pessoas que se preparam hoje.”

Malcolm X

Voltar ao Topo